O termo Bearish é amplamente utilizado no mercado financeiro e de criptomoedas para descrever um sentimento negativo em relação ao comportamento futuro de um ativo ou do mercado como um todo. Quando investidores estão “bearish”, eles acreditam que os preços irão cair, e muitas vezes adotam estratégias defensivas ou de venda para proteger seu capital.
A origem da palavra vem do comportamento de um urso (bear, em inglês) ao atacar: com um movimento de cima para baixo. Essa analogia representa a tendência de queda nos preços. Em oposição ao sentimento bullish (otimista, de alta), o cenário bearish geralmente é acompanhado por notícias negativas, indicadores econômicos fracos, baixa liquidez e maior aversão ao risco.
No universo das criptomoedas, um investidor pode estar bearish em relação ao Bitcoin, por exemplo, caso acredite que seu preço está prestes a despencar. Com isso, ele pode optar por vender suas posições, realizar lucros ou até entrar em operações de venda (short).
Compreender o que significa estar bearish é essencial para interpretar análises de mercado, identificar tendências e planejar melhor suas decisões de investimento, especialmente em momentos de alta volatilidade como os que ocorrem frequentemente no mercado cripto.