Bear market é o nome dado a um período de queda prolongada nos preços de ativos, incluindo criptomoedas. Durante esse cenário, o mercado como um todo tende a desvalorizar, e o sentimento predominante entre investidores é de pessimismo e cautela.
No universo cripto, o bear market pode durar semanas, meses ou até anos, com ativos como Bitcoin e Ethereum registrando perdas significativas. Esse movimento costuma ser acompanhado por uma diminuição no volume de negociações e maior aversão ao risco.
O termo vem da forma como o urso ataca — de cima para baixo — representando a tendência de baixa. Seu oposto é o bull market, que representa uma fase de valorização.
Vários fatores podem desencadear um bear market: mudanças regulatórias, incertezas econômicas globais, colapsos de grandes empresas do setor ou mesmo ciclos naturais do mercado. Para quem investe, compreender o que é um bear market no mercado de criptomoedas é fundamental para saber como agir — seja para proteger o capital, rebalancear a carteira ou identificar oportunidades a longo prazo.