Aplicação Descentralizada (DApp)

O que é uma Aplicação Descentralizada (DApp)?

A sigla DApp vem de Decentralized Application — ou aplicação descentralizada — e se refere a softwares que operam sobre uma rede blockchain, sem depender de um servidor central. Em vez de serem hospedadas em um único computador, essas aplicações funcionam em muitos computadores (nós) ao mesmo tempo, garantindo maior segurança e transparência.

As DApps executam sua lógica por meio de contratos inteligentes (smart contracts), que são programados para rodar automaticamente quando determinadas condições são atendidas. Isso significa que, após implementados, não são controlados por uma empresa ou indivíduo, mas sim pela própria rede da blockchain.

Um ponto forte das DApps é a transparência: como seu código é público e registrado em blockchain, qualquer usuário pode verificar como elas funcionam. Além disso, por serem distribuídas, as DApps são resistentes à censura e à falhas centralizadas — se um nó sair do ar, a aplicação continua funcionando normalmente com os demais.

No universo das criptomoedas, as DApps já são usadas para:

  • Trocar ativos na forma de exchanges descentralizadas (DEX) como Uniswap;
  • Realizar empréstimos e obtenção de rendimentos com protocolos de DeFi;
  • Criar e negociar itens digitais únicos como NFTs — com destaque para jogos como CryptoKitties.

Continue Aprendendo

Airdrop

O que é Airdrop em criptomoedas? Airdrop em criptomoedas é a distribuição gratuita de tokens ou ativos digitais para usuários, geralmente como parte de

Initial Public Offering (IPO)

Um Initial Public Offering (IPO) é o processo pelo qual uma empresa abre seu capital e passa a ofertar suas ações ao público em

Node

Um participante (computador) numa rede blockchain que se comunica com os outros participantes para garantir a segurança do sistema.